quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Lesão nos corredores - Tendinite Patelar


  Os benefícios da corrida são muitos. No entanto, sob condições adversas, a sua prática pode ocasionar o desenvolvimento de lesões sérias. A maioria das lesões é gerada por sobrecarga.

  Tendinite patelar, também conhecida como joelho de saltador, é a síndrome que afeta o joelho dos corredores. É uma inflamação ou lesão do tendão patelar. É uma lesão de excesso de esforço. Geralmente, a dor se localiza na inserção do quadríceps (acima da patela), no corpo do tendão ou na tuberosidade da tíbia (abaixo do joelho). É comum o aparecimento desta lesão em atletas que executam exercícios de salto e nos corredores.  

  Normalmente a dor aparece de forma branda. Por esta razão, a maioria dos atletas continua treinando, desprezando a lesão. Com o passar do tempo, a lesão pode piorar, sendo necessária a realização de cirurgia. O cuidado e o tratamento médico precoce podem ajudar a prevenir danos ao joelho.

  Principais sintomas:

  • Inicialmente, a dor pode estar presente apenas na execução de atividade física, como correr ou pular, ou após a conclusão da atividade. Entretanto a dor pode progredir e tornar-se constante.
  • Dor na parte da frente do joelho e, por vezes, a inflamação do tendão patelar.
  • Dor ao estender ou esticar as pernas.
  • Sensibilidade em torno do tendão inflamado.
  • Dor ao saltar, descer escadas, rampas ou ladeiras.

 Geralmente a lesão é diagnosticada através de exame médico, ressonância magnética, sonografia e testes mecânicos com movimentos e colocação de carga, que auxiliam no diagnóstico.

  A lesão pode ser combatida através de medicamentos (anti-inflamatório), compressas de gelo e fisioterapia. Os exercícios de fisioterapia podem ser executados na própria casa do atleta, obviamente com acompanhamento de um fisioterapeuta. O repouso e a suspensão das atividades físicas também são indicados pelos especialistas.

  É importante ressaltar que, com uma musculatura bem preparada, é possível minimizar o risco de aparecimento deste tipo de lesão. É de suma importância realizar um trabalho de fortalecimento muscular para tratar e prevenir a tendinite patelar. Outra atividade importante para prevenir lesões é a realização de alongamento das pernas.