quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Zwift: A Realidade Virtual que revoluciona o ciclismo indoor!




      Embora o uso dos rolos de treino facilite a vida dos atletas do ciclismo principalmente durante os dias de chuva ou quando o tempo é curto, a maioria das pessoas concorda: Trata-se de um treino extremamente entediante, se comparado às pedaladas ao ar livre. 


      Pensando nisto, uma pequena empresa desenvolvedora de softwares, a Zwift, desenvolveu um videogame em 3D que promete revolucionar o treinamento indoor, ao levar para dentro de sua casa todas as emoções de um treino ou mesmo uma prova ao ar livre.


      O Zwift traz para o ciclismo algo que há muitos anos é utilizado no mercado de games, o conceito de multiplayer. Através dele é criada uma realidade virtual onde é possível treinar e competir com pessoas de todos os lugares do mundo em tempo real, diretamente da sua casa e com a sua própria bicicleta. 

      Para sair do contexto do tédio e passar para a diversão, o Zwift cria uma espécie de jogo online, mas com competições reais. Para conseguir liberar novos percursos ou novas funções é preciso ganhar corridas, disputar sprints e somar pontos, assim como nos jogos de vídeo game. Além de competir contra pessoas reais em um mundo virtual é possível interagir com elas, conversando com os ciclistas que estão ao seu lado, como se estivesse em um pelotão real. 

    Para utilizar o videogame Zwift, é necessário, além do rolo de treino, de um sensor de cadência/velocidade ANT+ e um receptor USB, fornecido com o software. Por se tratar de um jogo multiplayer, uma conexão com a Internet faz-se necessária.

   
     
         A partir daí, é possível criar equipes com seus amigos para competir em uma incrível variedade de provas, cada uma com suas próprias características de dificuldade. Segundo os desenvolvedores, muitas das principais provas mundiais de ciclismo de estrada terão seus percursos disponibilizados no game.


         Os sensores de cadência/velocidade transmitem dados que são mostrados em tempo real na tela do computador. Como supremo requinte, é possível se comunicar com seus parceiros de equipe mediante o uso de um fone headset. 

       Dependendo do tipo do rolo de treino, é possível ainda controlar eletronicamente sua resistência, afim de simular situações de subidas de montanha, vento e até o vácuo proporcionado por outros ciclistas. 

        O Zwift está disponível gratuitamente na versão beta para quem desejar instalar em seu computador e testar o sistema. Encerrado o período beta será cobrado 10 dólares por mês para ter acesso ao jogo. http://zwift.com/